Resenha - atravessando a ponte - o som de istambul
"Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul" - Alemanha/Turquia , 2005 - Documentário
Direção: Fatih Akin
Elenco: Alexander Hacke, Baba Zula, Orient Expressions, Duman, Replikas, Erkin Koray.
O filme é um documentário, dirigido por Fatih Akin, sobre a atual cena musical e cultural de Istambul, a megalópole da Turquia, tema interessante, que vale a pena assistir.
Em Atravessando a Ponte – O Som de Istambul carrega em seu título a experiência de sua realização, Akin verdadeiramente “atravessa a ponte” entre Alemanha e Turquia para registrar “o som de Istambul”. Um processo que corre todos os riscos (Akin é descendente de turcos, mas viveu em solo alemão).
Alexander Hacke, músico da lendária banda germânica Einstürzende Neubauten, assume o papel de personagem principal, desembarcando em Istambul com um mini-estúdio nas malas para gravar a música que não chega nas fronteiras pop do circuito ocidental. A ponte do título faz referência à própria Turquia. Encravado no limite entre a Europa e Ásia, o país costuma ser referenciado como uma "ponte" no estreito de Bósforo, fronteira natural da Eurásia, divisor de águas entre Ocidente e Oriente, fundindo as duas culturas em uma massa singular.
A música do lugar, como não poderia deixar de ser, se aproveita de referências de cá e de lá - e é esse retrato que o filme traça. Seu documentário propõe àquele que se permite envolver na mistura de sons, cores e formas, uma viagem de incitação e sinestesia. Por meio de Hacke, o filme passeia pela cena musical da megalópole turca e transcende conceitos como da segmentação Oriente/Ocidente, mistura de costumes e crenças e do equilíbrio entre a absorção do estrangeiro. Sua presença permite unificar os blocos que se ordenam de forma gradativa.
Baba Zula, a primeira banda com que se depara no filme, de estilo psicodélico ou neo-psicodélico, mescla