Resenha As pesquisas denominadas "estado da arte" Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
Resenha
As pesquisas denominadas "estado da arte"
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
O texto relata que nos últimos tempos as pesquisas de um determinado conjunto, denominadas “estado da arte” estão crescendo e possuem caráter bibliográfico e se referem a algum determinado assunto de âmbito acadêmico, englobando teses de doutorados, periódicos, dissertações de mestrado e comunicações em congressos, tomando um formato descritivo sob determinado tema.
Com a evolução das formas de se obter informações e o fortalecimento da comunidade acadêmica-científica, fica cada vez maior o número de programas de pós-graduação no Brasil, e isso estimula o aparecimento de novas pesquisas em diversos campos de atuação e em milhares de temas diferentes. Os pesquisadores precisam de uma fonte para retirada dessas informações e utilizam geralmente os catálogos de faculdades e instituições. Esses catálogos são produzidos atendendo a uma certa demanda, informando à sociedade e à comunidade científica sobre a produção da universidade e além disso, socializando e se pondo a prova de avaliações, vista pelo ângulo de que para a sociedade essa universidade é uma prestadora de serviços. Essa avaliação é feita através da produção quantitativamente e aí surge a crítica de que se esquece um pouco de avaliar qualitativamente o serviço prestado. Esse catálogo é feito visando uma infinidade de lucros, como por exemplo, reunião de maior e mais atual montante de informações, economia de tempo, otimização de pesquisas e até disputas de verbas para bolsas, convênios e marketing da própria pesquisa acadêmica, colocando-a no mercado como qualquer mercadoria. São criados pelos próprios pesquisadores portando título, nome dos autores, orientadores, local, datas e referências bibliográficas.
Os resumos desses catálogos são fundamentais para a rapidez esperada, e maior divulgação. Esses resumos possuem uma heterogeneidade entre si, dependendo do modo como