Resenha As Familias De Crian As
Nome do aluno: Wanderlene Silva Duarte
Curso: Educação Especial e Inclusiva
Docente orientador: Fábio Rodrigues Praia
Disciplina: TDAH, Dificuldade de Aprendizagem e outros Transtornos associados e Altas Habilidades/superdotação e suas adaptações curriculares
Professor da disciplina: Fábio Rodrigues Praia
PANIAGUA, Gema. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In COLL, César; MARCHESI, ÀLVARO; PALACIOS, Jesús (org.) e Colls Desenvolvimento Psicológico e Educação:Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3 v.
Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais
O trabalho As famílias de crianças com necessidades educativas especiais, de Paniagua, este por sua vez como parte integrado do livro desenvolvimento psicológico e educação volume 3 de Croll, Marchesi e Palacios, mostra a diversidade de situações e planejamento que se produzem nas famílias de crianças com necessidades educativas especiais, presentes em todos os tipos de famílias.
Na primeira parte do capitulo intitulado A família da criança com necessidades especiais: O que significa ter um filho com necessidades educativas especiais, Paniagua ressalta a preocupação que os pais que tem filhos especiais têm e da dificuldade dos mesmos em promover o desenvolvimento dos mesmos, principalmente quanto o assunto esta relacionado na busca de profissionais para ajudar nesse desenvolvimento, entre eles professores e psicólogos.
A autora argumenta o fato de que crianças especiais necessitam de muito mais cuidados físicos e atenção dos pais, alem da importância dos programas de estimulação desde cedo , além das atividades de laser e o reforço familiar, estes essências no processo de escolarização dessas crianças. Outro ponto importante que Paniagua destaca é o acompanhamento médico e psicológico para crianças com deficiência, o fato de ser necessário o acompanhamento de diversos profissionais, acaba