Resenha Artigo Historia Do Conceito De Saude
Centro de Pesquisas René Rachou - CPqRR
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
ALCIMAR MARCELO DO COUTO
ALUNO DE DISCIPLINA ISOLADA
Resenha: Artigo “História do Conceito de Saúde”
Belo Horizonte/MG
Março - 2015
Resenha: Artigo “História do Conceito de Saúde”
Disciplina: Fundamentos de Saúde Coletiva
Este texto corresponde a uma resenha sobre o artigo “História do Conceito de Saúde” de autoria de Moacyr Scliar, publicado pela PHYSIS: Revista Saúde Coletiva em 2007.
O artigo tem como objeto a evolução histórica dos conceitos de saúde e doença a partir da relação com o contexto cultural, social, político e econômico de cada período do desenvolvimento da humanidade.
Inicialmente o autor aponta que o conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural, que nos remete a visualizar que a concepção do que seja saúde vai ser diferente dependendo da epóca, do lugar, da classe social, dos valores individuais, de concepções científicas, religiosas, filosóficas e por que não culturais. E este mesmo raciocínio pode ser inferido para a definição do que seja a doença.
A primeira concepção apresentada e discutida pelo autor trata-se da mágico-religiosa, que fundamentalmente parte do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo, que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição. Observa-se grande influência de aspectos místicos e religiosos, sendo a doença definida como um sinal de desobediencia ao mandamento divino. Um exemplo clássico, observado em textos bíblicos é a lepra. O leproso era considerado morto e assim era rezada a missa de corpo presente, após o que ele era proibido de ter contato com outras pessoas ou enviado para um leprosário.
Além da influência do cristianismo o artigo descreve aspectos de outras culturas, como feiticeiros tribais, que se encarregavam de expulsar, mediante rituais, os maus espíritos que se tinham apoderado da