Resenha artigo experimentação no ensino de química
Resenha crítica sobre o artigo “Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa” exigido como trabalho avaliativo da disciplina de Química em Sala de Aula IV, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Professora: Andréa Barbalho
NILÓPOLIS
2011
O artigo a ser resenhado “Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa” foi publicado na Revista Química Nova na Escola, Vol.31, N° 3, em agosto 2009, na seção Experimentação no Ensino de Química. O trabalho relata uma experiência feita com alunos da 1° série do ensino médio, onde foram realizados alguns experimentos em laboratório a fim de proporcionar aos educandos um ensino de Química de maneira significativa. A abordagem feita nos experimentos era a de que os alunos fizessem uma investigação acerca de alguns materiais oferecidos e então analisasse, através de suas propriedades, qual (ou quais) tipo de substância estava presente. O objetivo é problematizar o uso da experimentação e repensar as metodologias utilizadas para justificar a utilização destas aulas no ensino de Química.
A obra é introduzida discutindo o papel do educando frente ao ensino tradicional, onde muitas vezes é visto como um receptor de informações. Em seguida, relata-se a importância da experimentação no ensino de ciências, as metodologias que são empregadas nesta prática e juntamente, os resultados que frequentemente são obtidos. Logo após, o autor expõe uma seção a respeito da aprendizagem significativa, qual é a ideia principal desta teoria e como é possível aplicá-la em sala de aula e na experimentação. Então, passa-se a descrever o desafio que foi proposto aos alunos do 1° ano do ensino médio, os questionamentos feitos e a ações que deveriam ser dirigidas na investigação. Posteriormente foram