Resenha artigo científico
FRAGA, Nilson Cesar – FAE-UFPR-UNICURITIBA, Brasil
O artigo Enchentes urbanas no Vale do Itajaí, Brasil. 25 anos da enchente catástrofe de 1983 - reflexos socioambientais e culturais no século XXI, de autoria do professor Dr. Nilson Cesar Fraga¹, foi apresentado no XII Encuentro de Geógrafos da América Latina - Caminando a una América Latina en Trasnformación, 2009, Montevideo, Uruguay. O autor é doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE - Centro Universitário. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) – UFPR. Professor nos Cursos de Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social e Turismo do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.
O artigo refere-se a questões relacionadas às enchentes e a evolução delas aqui no Vale do Itajaí, comparando as enchentes de 1983 e de 2008. Nas duas tragédias, ele descreve com detalhes o ocorrido, aborda as questões políticas, população envolvida, os prejuízos causados e a reconstrução, levando em conta os 25 anos de diferença, e que a região passou por um crescimento urbano, aumento da área impermeabilizada e a diminuição da cobertura florestal.
O artigo também descreve as décadas de preocupações com as enchentes, devido à freqüência das inundações e aos grandes prejuízos por elas causados. Com base na enchente de 1957, foram feitos vários projetos para conter as cheias e controlar o volume de água no Rio Itajaí-Açu com a construção de cinco barragens. Das projetadas apenas três foram construídas: a de José Boiteux (Norte), de Ituporanga (Sul) e a de Taió(Oeste). Enfatizando que na enchente de 1983 apenas duas delas estavam prontas e não puderam conter o excesso de água e em 2008, das três, uma delas verteu. Ainda