Resenha Arte da Guerra
Sabedoria além do tempo
A sabedoria do filósofo-estrategista Sun Tzu, perpetuou-se além do tempo, sendo usada para alçar a tão almejada vitória, na batalha da vida.
Sun Tzu (544 a. C – 496 a. C) foi um general, estrategista e filósofo chinês. Sua obra mais importante foi o livro ''A Arte da Guerra’’, onde expõe diversas estratégias pra vencer uma batalha, sendo muito usado atualmente em setores administrativos e econômicos. Há relatos que dizem que ele não existiu e na verdade, foi uma figura lendária, sendo sua existência questionada por vários historiadores. Ao longo de treze capítulos, Sun Tzu retrata estratégias mais que necessárias para alcançar a vitória. No primeiro capítulo expõe de forma clara e concisa, a verdadeira ''arte da guerra'', por meio de cinco fatores: o tempo, o espaço, a doutrina, o comando e a disciplina. E também aborda a importância de avaliar e conhecer o exército inimigo, com suas habilidades e fraquezas. Qual em suas palavras nos afirma: “Para conseguir que a força de seu exército seja semelhante a de uma pedra de moinho chocando-se contra um ovo, utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes”.
Nos capítulos conseguintes, o autor mostra a relevância da vitória de uma batalha sem o uso da força, ou seja, sem o desembainhar da espada, utilizando diversos artifícios para pegar seu inimigo intacto e desprevenido. No qual isso pode ser realizado através de diversos meios, como a descoberta das falhas e dissimulações do exército inimigo, e em alguns casos usar o artifício da espionagem, por meio de subornos aos oficiais do exército inimigo, para ficar aquém da situação desse, sendo assim,fazendo seu exército inimigo virar seu subordinado. Conquistando o que Sun Tzu afirma como ser a excelência suprema, que é vencer o inimigo sem precisar lutar.
A importância da liderança e organização aliadas à sabedoria de um general é um dos fatores principais da vitória de um exército. O autor mostra que ele deve