Resenha Arq
Arquitetura e Urbanismo
Tema: Resenha sobre o texto “O insustentável discurso da Sustentabilidade” – Paulo Rogério Vargas
Alunas: Andressa Assis Morais, Fernanda, Lucas, Mariana Miranda
Professor: Ricardo
Turmas: 6º e 7º
Matéria: Arquitetura Sustentável
Goiânia, 2015
O Insustentável Discurso da Sustentabilidade
De acordo com o texto de Paulo Rogério Vargas, a grande preocupação nos dias atuais está sendo em relação à sustentabilidade, principalmente pelo grande aumento do capitalismo, ou seja, todos querendo produzir e expirando apenas a parte econômica e esquecendo-se dos impactos que podem ser causados ao meio ambiente.
Assim, tende a surgir um modelo que possa recuperar de certa forma alguns danos causados pelo ser humano, colocado como desenvolvimento sustentável de acordo com o autor, mas respeitando as leis que apoiam o sistema econômico. O primeiro tópico discutido é sobre competitividade e sustentabilidade, no caso as duas faces da moeda global, nessa parte fica claro a expansão do capitalismo pelo fato de haver menos barreira, de ter facilitado muito depois da Segunda Revolução Industrial, só que também pelo fato de ter facilitado para todos, comercialmente falando, surgiu a competitividade, ou seja, as empresas precisariam criar um critério para ganhar o mercado e serem melhores.
Vargas então cita uma parte em que BECKER, discute sobre como é visto essa competitividade entre as empresas e chega-se á conclusão de que tudo gira em torno de dinheiro, que quanto mais tem, mais se quer e que o mercado deixou de querer suprir o ser humano e satisfazê-lo e sim pensando agora apenas no lucro que trará a eles.
No próximo tópico então inicia a discussão sobre o que dizem sobre a sustentabilidade, começa a surgir e perceber a necessidade de criar esse novo modelo de desenvolvimento da sustentabilidade de acordo com os acontecimentos atuais, sendo crise ambiental, demografia modificada dentre muitos outros aspectos. Assim