Resenha Aprendendo Inteligência
Aprendendo Inteligência do Professor Pierluigi (ALEP), 2007, P.140. Pierluigi Piazzi, um dos nomes mais influentes da ficção cientifica no Brasil, nasceu em 29 de janeiro de 1943, na cidade de Bolonha na Itália, conhecido por seus amigos apenas por Pier, mudou-se para o Brasil aos 12 anos de idade, formou-se em química e física e escreveu 3 livros. Um dedicando-se, um dedicando aos alunos, outro aos pais, e um somente aos professores. Aprendendo a inteligência trata-se de uma obra para aprimorar o desempenho dos estudantes estimulando a inteligência e revelando erros comuns na forma de aprendizado.
Segundo Piazzi (2007), aos nove anos lhe foi proposto um problema aonde dentro de uma garrafa cheia de um liquido nutritivo cai um micróbio, e todos caíram na armadinha aplicada pelo professor. Em resumo, apesar de se sentir um idiota naquele momento verificou o tão importante teria sido aquele aprendizado no futuro.
Existem vários esquemas de estudo, alguns comparando o cérebro a um computador, lembrando da necessidade de se estudar para aprender, um dos lemas dos vencedores é “aula assistida é aula estudada” e lembrando que o aluno inteligente estuda o mais próximo e junto da aula enquanto o aluno desorientado estuda o mais próximo e possível da prova, é como frequentar uma academia, entra-se com objetivos e seu treinador te passa informações para adquirir um super físico, no entanto o fisioterapeuta alerta a carga real que seu corpo aguenta, e assim fica claro que terá resultados mas será a longo prazo e com constância.
Deve-se procurar lugares agradáveis e comportáveis, livres de distrações e que permita total concentração, existe a tendência a se dedicar mais aquilo que mais se identifica e se sente mais seguro. Existe um velho ditado chinês muito sábio que diz: Quando você ver um homem fome, não lhe dê o peixe... Ensine-o a pescar. Assim terá várias refeições e não apenas uma, em momentos de estudo é assim, não se ganha o peixe e sim se