Resenha Análise de Sistema
Crise do Software foi um termo utilizado por volta do final da década de 60 e início da década de 70 quando ainda não existia a engenharia de software. Esse termo era utilizado para expressar as dificuldades do desenvolvimento de software, ao mesmo tempo em que a demanda por softwares e a complexidade dos problemas a serem resolvidos só aumentava. Não existiam técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistema que funcionassem adequadamente.
As causas da crise de software estão ligadas a complexidade do processo de software e a relativa imaturidade da engenharia de software como profissão. A crise se manifesta de várias formas:
Projetos com o preço cada vez mais elevado;
Projetos nunca entregues na data prevista;
Software de baixa qualidade;
Software muitas das vezes não atendiam o usuário em sua totalidade;
Projetos impossíveis de gerenciar e o código de difícil leitura e manutenção.
Foi ai que se viu necessário a criação de uma nova profissão, a engenharia de software.
A maior parte dos projetos continuam com estes problemas ainda na atualidade, assim podemos dizer que a crise continua vigente ainda na atualidade.
As Soluções para a crise do Software:
- Análise econômica de sistemas de informações;
- O uso de melhores técnicas, métodos e ferramentas;
- A mudança de paradigma sobre o que é desenvolver o software e como deve ser feito.
Análise de Sistemas.
Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos e processos afim de achar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares, softwares e o usuário final.
O papel do Analista de Sistemas.
O analista de sistemas transforma um problema em uma solução através do uso de sistemas e recursos computacionais de hardware (parte física) ou software (parte lógica). O profissional dessa área é responsável por analisar, documentar, projetar e muitas