Resenha - ANÁLISE DE MARKETING SOB A ÓTICA DA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE VENDAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DA EMPRESA SIMULADA
A promoção de vendas é um dos instrumentos de marketing disponíveis aos administradores. Ela consiste em um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos por parte do consumidor ou do comércio. A venda não é uma atividade isolada, hoje a administração de vendas não somente trata da força de vendas, mas também se preocupa com inovação, pesquisa, planejamento, análise da demanda, orçamento, preço, canais de distribuição, promoção, produção e previsão de vendas.
Segundo Kotler e Keller (2006, p.4), o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, pode-se dizer que ele “supre necessidades lucrativamente”. A definição de marketing de Malcom McDonald (2001, p.2) nos mostra que a idéia central do marketing é de uma compatibilização entre as capacidades de uma empresa e os desejos dos consumidores de modo a atingir os objetivos de ambas as partes, subentendendo assim que todas as atividades de uma organização são impulsionadas por um desejo de satisfazer às necessidades de clientes.
Estratégia de Marketing
Para a estratégica de marketing, os estrategistas devem, em primeiro lugar, preocupar-se com quem vender, e que a determinação do mercado-alvo é um dos primeiros passos para uma estratégia bem-sucedida; os estrategistas preparam um composto de marketing objetivando um determinado grupo de pessoas.
Uma vez determinado o público-alvo visado pela empresa, é necessário procurar um posicionamento. O diagrama BCG foi desenvolvido como uma forma de analisar o fluxo de caixa gerado por produtos. Dois fatores são analisados no diagrama: o crescimento do mercado e a fatia de mercado que a empresa tem em relação aos seus principais concorrentes, ou seja, a participação relativa