Resenha Andar Do Babado
Nos seus 10 capítulos, a obra tem três macro-divisões. No Capítulo 1, o autor faz a sua introdução, apresentando-nos os termos básicos do livro: acaso, padrão, aleatoriedade, sorte. Somos apresentados com casos de sucesso nos esportes, no cinema e nos livros, onde especialistas buscam explicações para o sucesso. Na verdade, o autor argumenta, a probabilidade que um filme ganhe milhões por mero acaso não é nada desprezível, e isso tem implicações profundas em muitas outras áreas.
Um exemplo em particular nesse capítulo me agrada. Daniel Kahneman, um psicólogo ganhador do Nobel de Economia, teve uma epifania que rendeu muitas pesquisas premiadas na sua carreira. Como psicólogo, ele estava dando treinamento a um grupo de instrutores de vôo, dizendo que seus alunos deveriam ser elogiados quando conseguissem um resultado positivo.
A plateia reagiu, dizendo que sempre que isso acontece os alunos pioram de desempenho. Kahneman então concluiu que o que está havendo é um fenômeno de regressão à média; os alunos naturalmente tinham momentos bons e ruins, mas a sua média de desempenho deve se manter constante.
Quando seu desempenho é particularmente bom, é natural que seus próximos resultados não sejam tão bons, e os elogios têm pouco a ver com isso.
Foi essa visão de que a aleatoriedade passa despercebida na nossa vida que eventualmente rendeu o Nobel a Kahneman.
Nos Capítulos 2 a 7, Mlodinow apresenta as leis básicas da probabilidade e da estatística. Cada capítulo é destinado a um princípio em particular, com