Resenha além do cidadão kane
Muito Além do Cidadão Kane ressalta o controle público na concessão de canais de televisão, já que, no Brasil, esse ato compete ao Presidente da República. Assim, não assusta a informação de que 2/3 das empresas televisivas estão nas mãos de políticos, o que gera um reflexo direto de manipulação política.
No início, o filme mostra o poderoso império que se tornou a Rede Globo de Televisão com acesso a milhares de lares brasileiros e, por isso, com uma capacidade ímpar de formar opinião. Contudo, ficou claro que a função de informar com imparcialidade nunca foi o forte da TV Globo, muito pelo contrário, a programação dessa rede de televisão visa o lazer apelativo e infrutífero.
Entretanto, as outras empresas de televisão, SBT, Record (antiga Manchete) e Bandeirantes também não oferecem informação de qualidade, capaz de formar cidadãos com visão crítica dos fatos que assolam o país.
Nesse diapasão, o filme relata que as concessões de TV estão atreladas à subordinação e subserviência dos empresários ao poder político. Como exemplo, pode-se citar o apoio da Rede Globo de Televisão ao regime da ditadura militar.
Enfim, o que o filme Muito além do cidadão Kane tenta passar é que a imprensa televisiva do Brasil se transformou em um mecanismo de manipulação política em troca de enriquecimento dos