Resenha Absente Smo
892 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIAMBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
DISCIPLINA: GESTÃO DO FATOR HUMANO
Professora: Maria Helena Bastos Cunha
Aluno: Alex Ferreira Brito
Matrícula: UC11581146
Resenha do artigo: “Absenteísmo: As consequências na gestão de pessoas”
Bsb 23 de Março de 2015.
1. Identificação da obra
Izidro Penatti, José Sebastião, Oswaldo Quelhas.
Universidade Federal Fluminense – Niterói, RJ, Brasil
2. Resumo das ideias dos autores
O termo absenteísmos é oriundo da palavra “absentismo”, que por sua vez era aplicado aos proprietários rurais que trocavam o campo por esperança de melhor oportunidade na cidade. Já no período industrial o termo era designado aos trabalhadores que faltavam o serviço.
O absenteísmo tem uma relação inversamente proporcional à satisfação no trabalho que inclui também fatores como condições de trabalho, natureza da supervisão, estilos de liderança, participação na tomada de decisões dentre outros. O índice de absenteísmo refere-se ao controle de ausências nos momentos em que os trabalhadores deveriam estar trabalhando, ou seja, ausência na jornada de trabalho.
As causas para o acontecimento do absenteísmo podem ser atribuídas em conhecidas e ignoradas, conhecidas são as amparadas por lei, férias, casamento, nascimentos e etc. Já as ignoradas intende-se como as justificadas, saúde do trabalhador ou de dependentes e etc.
Aqui no Brasil o absenteísmo é um tema complexo de ser estudado, pois, suas causas estão ligadas a fatores como saúde, questões sociais, gestão de pessoas, dentre outros problemas, portanto é difícil de gerenciar gerando um efeito negativo, pois a produção torna-se ineficiente refletindo em resultados negativos nos índices de qualidade diretamente ligados à economia. Salienta-se também que no Brasil não se tem conhecimentos de estudos oficiais para medir esse efeito no PIB, há pouco interesse de nossos governantes sobre tema, porém levando em consideração ao grande volume de trabalho informal existente neste