RESENHA 4
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
LUANA ORTLIEB SILVA
OURO PRETO, 2015
Luana Ortlieb Silva
Pesquisa sobre supercondutores
Pesquisa dos supercondutores, a realidade no mundo moderno, Sua importância na tecnologia e energia,
Com vasta aplicação.
Curso de Física, na Universidade Federal de Ouro Preto.
Prof.Dr. Carlos Lopes
Ouro Preto, 2015
RESUMO
Supercondutividade é uma propriedade física, no qual um material apresenta pouca ou nenhuma resistência ao fluxo de elétrons, tornando o material um excelente condutor. Essa propriedade foi inicialmente descoberta em 1911, no entanto desde o inicio da descoberta houve adaptações e novas formas de se obter o resultado, até hoje existem lacunas para tal fenômeno.
SUMÁRIO
1. DESCOBERTAS
2. PROPRIEDADES
3. EFEITOS E TEORIAS
4. PSEUDOGAP
5. APLICAÇÕES
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIA
1.DESCOBERTAS
A supercondutibilidade foi inicialmente descoberta em 1911 com físico Heike Kamerlingh Onnes investigando o comportamento dos condutores a temperaturas baixas. Quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia ao ser esfriado a 4 Kelvin (-269,15ºC), dessa forma acabou tornando o mercúrio em supercondutor. Esse fenômeno foi observado em outros metais.
Em 1933, os cientistas Walther Meissner e Robert Ochsenfeld concluíram que os supercondutores eram mais que apenas condutores de eletricidade perfeitos, existe propriedade magnética intrínseca nos supercondutores que excluía o campo magnético exterior. Um supercondutor não permite que campos magnéticos adentrem seu interior, isso faz com que as correntes fluindo gerem um campo magnético dentro do supercondutor que balanceia o campo que deveria ter penetrado o material.
Em 1950, a teoria de Ginzburg-Landau sobre a supercondutividade combinou a teoria de Landau acerca das transições de fase de segunda ordem com a equação de onda de Schrödinger, e obteve