Resenha 4 Pronta
Profº: Azamor Guedes Aluna: Mariana Pires de Alcantara
Resenha do livro O mundo de Sofia
O livro “O mundo de Sofia” do Autor Norueguês, Jostein Gaarder, páginas 55 á 70, é um romance da historia da filosofia que busca levantar questões filosóficas sobre o mundo e a vida existente nele, em sua obra o autor reuni as principais questões filosóficas, mostra também alguns dos principais filósofos da história, buscando fazer o leitor refletir sobre algumas questões.
O autor mostra mais uma das misteriosas cartas recebidas por Sofia, essa com apenas uma pergunta, dizia: “Por que o lego é o brinquedo mais genial do mundo?”, mas o que o lego teria a ver coma filosofia? , Sofia então pensou, com as pessoas de lego podia construir uma coisa e depois desmonta-la e construir algo diferente e que elas não quebravam mesmo com o passar do tempo.
Sofia recebe outra carta com algumas folhas datilografadas, nela dizia: “A teoria atômica”, o último grande filósofo da natureza foi Demócrito. Ele presumiu que tudo era constituído por uma infinidade de pedrinhas solidas, minúsculas e indivisíveis. A essa pedrinhas chamou-se átomos, elas sempre existiram e não podiam ser iguais, por isso na natureza existia uma infinidade de átomos diferentes, embora imutáveis, indivisíveis e eternos.
O lego é bem parecido com o átomo de Demócrito. De Fato a natureza é composta por diferentes átomos, que se ligam a outros para depois se separarem novamente. Porem hoje em dia a ciência descobriu quer os átomos são divisíveis em partículas ainda menores que são os prótons, nêutrons e elétrons. Coisas que Demócrito não podia saber pois não tinha acesso a aparelhos eletrônicos ele usava apenas a razão para suas descobertas. Ele dizia que a única coisa que existia eram os átomos e o vácuo, ele só acreditava no material. Ele também acreditava que o homem não