resenha: 12 anos de escravidão
Nascido em Julho de 1808 na cidade de Minerva, Solomon narra pequena parte de sua história, desde quando foi sequestrado e vendido como escravo durante 12 anos daí o título ''12 Anos de escravidão''. Seus ancestrais do lado paterno foram escravos em Rhode Island, percentendo a uma família de sobrenome Northup, de Sandy Hill. T odo escravo muda de sobrenome conforme muda de dono, assim, recebendo o sobrenome de seu dono. Solomon Northup.
Em 1829 casou-se com Anne Hamptom e tiveram três filhos: Elizabeth, Margareth e Alonzo. Com esforço foram morar em Kingsbury. E em março se mudaram para Saratoga Springs, onde Solomon foi empregado a ser condutor de uma carruagem e durante o inverno tocara violino em lugares públicos para se sustentar, cuidando de seus filhos e os educando.
2º Capítulo.
Em uma manhã, final de março de 1841, Solomon andava pela rua, quando foi abordado por dois homens que se apresentavam pelos nomes: Merrill Brown e Abram Hamilton. Eles diziam estar interessados em contratá-lo por sua habilidade musical. Com eles, Solomon viajou até Washington, se certificou de todos os documentos que provavam que ele era um homem livre, e confiou sua liberdade naqueles homens. Após saírem para tragar bebidas alcólicas, Solomon adoeceu, e ao acordar estava acorrentado, sem seus documentos, e sem o seu dinheiro.
3º Capítulo.
Após acordar, recuperando sua consciência, Solomon fica frente a frente com James H. Burch, um traficante de escravos muito conhecido em Washington, e por repetir inúmeras vezes sobre sua liberdade, Burch o tortura cruelmente. No Mocambo, ele conhece a história de Ray, a história de um garotinho, Eliza, e seus filhos.
4º Capítulo.
Burch ordenou que todos no Mocambo enrolassem suas mantas e se aprontassem para uma embarcação rumo a Fredericksburg, e antes de anoitecer, sendo transferidos em um vagão de trem, chegando a Riachmond fora avisado que seu nome a partir dalí, seria Platt, e todos o chamaria dessa forma. E depois foram