Resenha 01 14 1
Curso de Licenciatura em Pedagogia
OLGA SEIXAS BRANDÃO
CONSUMO DA REFEIÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA
MUNICIPAL DE ENSINO
Guarulhos - SP
2014
FACULDADE PROGRESSO
OLGA SEIXAS BRANDÃO
CONSUMO DA REFEIÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA
MUNICIPAL DE ENSINO
Guarulhos - SP
2014
De acordo com Milton Santos a Globalização na realidade é contraditória, perversa, desigual, competitiva, acarreta a falta de informação e conhecimento para grande parte da população, luta de classes, miséria, escravidão e onde o fundamentalismo é o consumo.
Milton Santos nos leva a refletir sobre os problemas sociais e sobre a enorme desigualdade existente no mundo, onde a Globalização é apenas uma imposição tecnológica e um fenômeno puramente econômico que envolve somente novas formas de dominação, estratégias e imposição vitoriosa de determinados interesses, ou seja, não há cidadania.
O sistema educacional tem grande responsabilidade no que diz respeito à cidadania, pois são nas escolas que se formam os cidadãos que futuramente irão compor o sistema político de um país por exemplo.
Infelizmente, aqui no Brasil, a educação não tem atendido as demandas nem do mercado de trabalho, nem muito menos as demandas dos conceitos de ética e cidadania. As escolas não estão formando um aluno crítico, transformador, pensante e principalmente consciente da situação do mundo onde ele vive.
Ao ter como prioridade o desenvolvimento do homem para o debate e o enfrentamento, defende-se uma educação para todos, sem distinção de raça, de credo, de classe social. Liberta-se da ignorância e se torna parte integrante de uma mudança social, criando novos ideais para a transformação humana.
É claro que a educação sozinha, não mudará nada, como disse Milton Santos, ela é um instrumento, mas depende de mudanças estruturais dentro da sociedade, inclusive a melhoria das condições de vida dos brasileiros.
Portanto, tanto a educação como as políticas públicas, devem ser voltadas