Res. O que é psicologia social
Curso de graduação em Psicologia
Turma: 3º Periodo A – Noturno
Disciplina: Psicologia Social
Professor (a): Jaciany Serafim
Academico: Lucas Queiroz Alves
O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL
Dizemos que cada organismo humano tem suas características peculiares, mesmo que geneticamente sejamos idênticos, nossas adaptações sensoriais nos leva a diferentes reações e constrói-se assim outro olhar individual para o mundo. O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e são, justamente, estes aspectos que se tornaram o enfoque da Psicologia Social.
Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade, mas mesmo assim levando o individuo a transformações fundamentalmente qualitativas. E a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive. A transformação do individuo através do grupo.
Desde o inicio o individuo esta inserido em um contexto histórico, dessa forma ela ira seguir um contesto de costumes familiares e culturais. Mas para o seguimento de toda uma estrutura histórica é necessário os papeis de cada individuo que são essenciais para que a sociedade se mantenha tal e qual.
Sua identidade social são características que foram sendo apreendidas nas relações grupais; sejam familiares e/ou de amigos, através do desempenho de papéis diversificados. E é nessa diversidade que eles vão se descobrindo um indivíduo diferente,