Res duos de materiais de constru o completo
Resumo: Os impactos negativos causados pela disposição irregular dos resíduos sólidos de perdas da construção civil são um dos maiores problemas enfrentados atualmente pela gestão urbana. A deposição irregular causa o esgotamento prematuro de áreas de deposição final, obstrução dos elementos de drenagem urbana, degradação de mananciais, poluição nas vias públicas, principalmente nas áreas periféricas, proliferação de insetos, roedores e outros organismos vetores de doenças, e o conseqüente prejuízo à saúde do cidadão e aos cofres públicos. A quantidade de entulho gerado nas construções demonstra a ineficiência do processo construtivo. Os custos desta ineficiência são distribuídos por toda a sociedade, não só no aumento do custo final das construções, como também nos custos de remoção e tratamento do entulho. Devido ao aumento deste problema foram criadas as Estações de Reciclagem de Entulho para a mitigação do problema. A Estação de Reciclagem de Entulho SLU – localizada no município de Belo Horizonte, bairro Estoril, trabalha com o processo de reciclagem do rejeito da construção civil. O empreendimento recebe cerca de 500 toneladas de ‘’rejeito’’ por mês. O processo utilizado na reciclagem da SLU é feito por quatro etapas simples, mas requer cuidado. Gerando no final dos blocos e britas usadas na pavimentação de vias.
Palavras-Chave: Sustentabilidade. Reciclagem. Resíduos. Construção Civil.
INTRODUÇÃO
As políticas de preservação e conservação do meio ambiente têm marcado o perfil das últimas décadas refletindo em inúmeros campos, da economia à política, começando a atingir também o setor da construção civil.
O crescimento populacional, o desenvolvimento econômico e a utilização de tecnologias inadequadas têm contribuído para que a quantidade de resíduos sólidos urbanos aumente cada vez mais. Dentre os diversos tipos de resíduos gerados no ambiente urbano, destaca-se o entulho, resíduo das atividades da construção