reroduçao assexuada
Tipo de reprodução assexuada por separação em duas partes (bipartição), ou mais partes iguais (divisão múltipla). Este tipo de divisão por bipartição ocorre em muitos organismos unicelulares e em alguns pluricelulares, como acontece, por exemplo, em algumas espécies de corais. A divisão múltipla ocorre, por exemplo, quando da formação dos esporos na reprodução dos protozoários.
Reprodução por Brotamento ou Gemiparidade
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.Palavras-chave: brotamento, gemiparidade, reprodução assexuada. partogênese A partenogênese, também conhecida como partogênese, diz respeito ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem que ocorra a fertilização, ou seja, ocorre por reprodução assexuada. São fêmeas que apresentam a habilidade de procriar sem que haja um parceiro sexual, havendo a participação apenas do gameta feminino.A partenogênese pode ser alcançada artificialmente em laboratório, com o uso de recursos experimentais que estimulam a clivagem do gameta feminino. Para isso, utilizam-se óvulos de espécies que geralmente não se reproduzem por esse processo. Todavia, é notável que muitas espécies inferiores utilizam esse mecanismo como forma comum de reprodução e o fazem espontaneamente. Assim, devemos considerar a partenogênese artificial ou experimental e a partenogênese natural. esporulação Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios, que produzem células reprodutoras especializadas, os esporos.
Os esporos são estruturas muito resistentes a condições adversas. Em condições favoráveis, os esporos germinam e formam um novo organismo.
A esporulação pode ser observada em fungos, algas e em fetos. ver definição de fungos...