RER e REL (Retículo Endoplasmático)
Prótidos
Os prótidos são compostos orgânicos quaternários, constituídos por C, H, O e N. A unidade estrutural dos prótidos são os aminoácidos que, ao estabelecer ligações peptídicas com outros aminoácidos (por cada ligação peptídica que se estabelece, forma-se uma molécula de água), pode formar oligopéptidos (entre 2 e 20 aminoácidos) e polipéptidos (mais de 20 aminoácidos). As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida.
Algumas funções das proteínas são a função estrutural (membranas celulares), função enzimática (enzimas), transporte (hemoglobina), motora (proteínas contrácteis dos músculos), hormonal (insulina) e imunológica (anticorpos).
Glícidos
Os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por C, H e O. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grandes grupos de glícidos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos.
Algumas funções destes compostos são a função energética (glicose), a função estrutural (quitina, celulose) e a função de reserva (amido nas plantas e glicogénio nos animais).
Lípidos
Os lípidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por O, H e C, podendo por vezes conter S, N e P. Estas substâncias são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o clorofórmio, o éter e o benzeno. Podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.
Lípidos de Reserva
Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo (COOH).