Requisitos de Software
ADAYLTON BRAGA DE ARRUDA
REQUISITOS DE SOFTWARE
MANAUS
2014
TIPOS DE REQUISITOS
REQUISITOS DE USUARIO
Os requisitos de usuários descrevem os requisitos funcionais e não funcionais de forma compreensível pelos usuários do sistema que não têm conhecimentos técnicos detalhados. Devem especificar somente o comportamento externo do sistema evitando o quanto for possível das características do projeto de sistema. Podem ser escritos em linguagem natural, formulários e diagramas simples e intuitivos. Alguns problemas podem surgir quando os requisitos são escritos em linguagem natural como:
Falta de clareza não é fácil utilizar a linguagem natural de forma precisa e sem ambigüidades sem acarretar em um documento de difícil leitura.
Confusão de requisitos os requisitos funcionais e não funcionais, os objetivos do sistema e informações do projeto podem estar definidos de forma obscura.
Fusão de requisitos vários requisitos distintos podem ser unificados em um único requisito.
Uma boa pratica é isolar requisitos de usuário de requisitos de sistema caso contrário os leitores podem ser sobrecarregados por detalhes técnicos que não lhes são relevantes. Para minimizar divergências na elaboração requisitos de usuário, recomenda-se que:
Se crie um formato-padrão e certifique que todas as definições de requisitos estejam de acordo com ele.
Utilize a linguagem de forma consistente, distinguindo requisitos obrigatórios dos desejáveis.
Ressalte partes importantes dos requisitos.
Evite o uso de jargões técnicos.
REQUISITOS DE SISTEMA
Requisitos de sistema são descrições mais detalhadas dos requisitos de usuário. Podem servir de base para um contrato de implementação e devem especificar completa e consistentemente todo o sistema. São utilizados como ponto de partida para o projeto do sistema. Inicialmente eles deveriam definir o que o sistema deveria fazer e não