Requisitos de sistema
É uma sentença identificando uma capacidade, uma característica física ou um fator de qualidade que limita um produto ou um processo. Ou o mesmo que característica; condição que se deve atender para determinada finalidade.
2) Qual a diferença de Requisito de Usuário e Requisito de Sistema?
Requisito de Usuário:
Característica que o usuário deseja do software ou o sistema como um todo; o que o usuário quer. São escritos pelo próprio usuário ou levantados por um analista de sistemas que consulta o usuário.
Requisito de Sistema: Característica que é exigido do sistema como um todo, incluindo hardware e software, para que a aplicação rode na máquina do usuário sem nenhum tipo de problema.
3) Três características de um “Bom” Requisito
1. Viável – pode ser realizado dada as restrições de recursos, orçamento, conhecimento, cronograma e tecnologia disponível para o projeto
2. Válido – é um requisito que o sistema “deve” atender, sendo revisado pelo solicitante do produto a ser desenvolvido. Deve-se diferenciar dos requisitos “desejáveis” os quais acarretam custos sem agregar valor e podem atrasar a entrega do projeto
3. Inequívoco – requisitos devem ter uma interpretação única, sem ambiguidades: exemplos:
–o sistema de dados deve resistir a uma catástrofe (incêndio e ou inundação?)
–o relógio deve ser a prova d’agua (a qual profundidade?)
Requisitos ambíguos trazem como consequências atrasos no projeto e aumento de custos
4) Por que os Requisitos mudam?
Porque o ambiente em que o software reside também muda, são lançadas novas melhorias no código, e assim formando novos requisitos. E quanto maior o tempo de duração do projeto do software, maior a quantidade de mudanças de requisitos.