Requerimento
FIGURA 1 - CONSTITUIÇÃO 5
FIGURA 2 - ABERTURA 6
FIGURA 3 - ENCADEAMENTO 7
FIGURA 4 - FECHAMENTO 8
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 REDAÇÃO TÉCNICA 5
3 REQUERIMENTO 6
3.1 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 6
3.2 ABERTURA 7
3.3 ENCADEAMENTO 8
3.4 FECHO 9
4 REQUERIMENTO – MODELO PRÓPRIO 10
5 CONCLUSÃO 11
6 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Requerimento deriva-se do verbo querer, ou seja, de acordo com seu sentido denotativo significa querer algo. Podemos imaginar a partir desse conceito que tem por sua finalidade a solicitação de algo relacionado a si mesmo nas mais variadas circunstâncias como, por exemplo, na escola, no trabalho, na faculdade, na justiça dentre outras.
2 REDAÇÃO TÉCNICA
Redação é o ato de redigir, escrever, exprimir pensamentos e ideias através da escrita. Técnica é o conjunto de métodos para execução de um trabalho, a fim de se obter um resultado.
Para escrever uma redação técnica é necessário que processos alguns sejam seguidos. Como, por exemplo, o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar o texto. Dessa forma, a habilidade de se ter os conhecimentos prévios para fazer uma redação técnica é imprescindível!
A redação técnica engloba textos como: ata, circular, certificado, contrato, memorando, parecer, procuração, recibo, relatório, currículo, e requerimento.
3 REQUERIMENTO
O requerimento é um documento, com suposto apoio legal, específico para fazer um pedido ou solicitação a uma autoridade competente. A pessoa física ou jurídica, através dele, tem como intencionalidade comunicativa a solicitação de algo a que tem ou pressupõe ter direito. Pode, por exemplo, servir para obter informações, solicitar providências ou convocar sessões extraordinárias. De acordo com os dicionários, considera-se requerimento "o ato ou efeito de requerer"; "a petição por escrito, segundo as