Repúplica velha
1889-1930
República Oligárquica
(1894-1930)
► Movimentos sociais
» Apesar dos eficientes instrumentos de exclusão política das camadas populares, mantê-las sob controle exigiu o uso de práticas violentas para assegurar a manutenção os interesses e privilégios sociais das oligarquias enquanto estas estiveram no comando da república brasileira. » A exclusão se repetia socialmente, no campo e nas cidades, o que serviu como forte motivação para diversos movimentos que questionaram aquela realidade desigual e elitista.
» Esses movimentos criticavam, de forma organizada ou não, uma realidade oligárquica, e mesmo tendo sido abafadas representaram importantes momentos de conflitos de uma população espoliada e crítica à manutenção de uma estrutura social baseada no latifúndio e na violência.
» Os principais movimentos daquele período foram:
Rurais
Onde?
Guerra de Canudos
1897
Guerra do Contestado
1912-1916
Cangaço república velha
Aldeia de Belo Monte, no Arraial de Canudos – Região disputada pelo Paraná e por Santa Atuava principalmente no interior nordestino e Ceará, Região do Cariri
Bahia
Catarina do centro-oeste
Enquanto era área de litígio, a região do
Contestado foi ocupada por camponeses pobres que formaram ali pequenas comunidades.
E justo naquela região começou a ser construída uma ferrovia que se num primeiro momento gerou empregos e atraiu mais trabalhadores para aquela área, uma vez finalizada, dispensou todos os trabalhadores, o que passou a agravar o quadro social da região. Completando o tenso cenário, a mesma empresa estrangeira que construiu a ferrovia ganhou o direito de desapropriar um raio de 15 km a partir da linha férrea construída e, associada a uma madeireira, explorar a região.
Foi a partir da resistência camponesa à expulsão que teve início a guerra do Contestado.
O historiador Eric Hobsbawn classifica esse movimento como um típico caso de banditismo
social.