República Velha
Nós aprendemos que a república velha foi um período da história brasileira que marcou bastante o país, e que as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo se revezavam na presidência do Brasil, sendo movidos por interesses políticos e econômicos. Também vimos que a república velha teve como principal característica o fim da interferência da igreja católica nos assuntos políticos.
Além dessas informações, aprendemos que a república velha teve vários presidentes, com o primeiro sendo Marechal Deodoro da Fonseca, que foi responsável por tentar resolver alguns problemas econômicos em que o Brasil se encontrava. Porém, após essas entre outras medidas, Marechal Deodoro tornou a cidade em estado de sítio e tentou dar um Golpe de Estado, que fracassou, pois várias resistências públicas aconteceram em todo o Brasil.
Aprendemos que Washington Luís foi o último presidente da república velha, que tinha um lema de “governar é abrir estradas”. Ele também ficou conhecido como presidente popular, por andar a pé na Avenida de Rio Branco que se localiza no Rio de Janeiro. Washington também foi responsável por suspender o estado de sítio, porém não decretou a anistia. Ele também teve o governo marcado pela crise de 1929, que rompeu a política do café-com-leite e acabou com a política dos governadores, causando a ruptura das oligarquias.
Washington foi deposto na revolução de 1930, pois, com Getúlio Vargas sendo apoiado pelas forças oposicionistas, ele pôs fim a república velha.
Com todas as informações que aprendemos, podemos concluir que a república velha foi um período de atraso no progresso tanto na economia como na política brasileira. Além de que nesse período podemos analisar que tiveram vários que não ajudaram em quase nada, chegando até a atrapalhar o que já não era considerado bom.