República velha do brasil
GUSTAVO H. V. DE ALMEIDA
REPÚBLICA VELHA DO BRASIL (ATÉ 1930): REBELIÕES, MANIFESTAÇÕES, GREVES E CRISES DESTA ÉPOCA.
SÃO PAULO
2011
REPÚBLICA VELHA DO BRASIL (ATÉ 1930): REBELIÕES, MANIFESTAÇÕES, GREVES E CRISES DESTA ÉPOCA.
Trabalho para a disciplina de História, realizado no período Matutino da Escola Estadual Godofredo Furtado, do Segundo ano do ensino médio, turma A, em outubro do ano de 2011.
SÃO PAULO
2011
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como intuito analisar o período anterior ao Estado Novo, pelo espectro de suas manifestações, levantes, greves etc. Vale dizer que visto sob a óptica das manifestações, fica mais fácil compreender a vontade da população, pois, afinal de contas, são eles que mais sofrem os efeitos das mudanças (ou, no caso da República Velha, quase nenhuma).
Ao contrário do que os livros transcendem a estabilização de uma República Democrática não foi só flores. Pessoas tiveram suas cabeças decepadas (como no caso dos lampiões) e greves acabaram dando em nada.
É importante analisar esta época, pois o que se ê nesta época pode, sim, ser visto nos tempos de hoje. Vale a olhadela.
REPÚBLICA VELHA
É denominado República Velha (ou A Primeira República do Brasil), o período histórico entre a proclamação (1889) até a ascensão de Getúlio Vargas em 1930, data de término deste ciclo. Neste tempo, houve 13 presidentes.
Este período da história é dividido em A República da Espada, momento da permanência das instituições republicanas, e a República Oligárquica, onde as instituições republicanas são controladas pelos proprietários de terras. Cada período presidencialista tem suas subdivisões, dividindo o primeiro período republicano da história do Brasil em várias partes.
MANIFESTAÇÕES DA VELHA REPÚBLICA
Apesar das reformas de 1861, e o estabelecimento da Constituição Republicana não resolveu os problemas de corrupção e marginalização das classes sociais no Brasil daquela época. O domínio se