República brasileira
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, aquele que exercerá um mandato temporário. A Origem da República teve inicio com o primeiro partido republicano no Brasil, (PRP) Partido Republicano Paulista, criado em 1873 na convenção de ITU.
Em 15 de novembro de 1889 o movimento militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca sob a primeira bandeira criada por Rui Barbosa, proclamou a republica e se tornou chefe do governo provisório, suas primeiras atitudes como Chefe de Estado foram banir a família imperial, que deixou o Brasil na madrugada de 17 de novembro de 1889, transformação das antigas Províncias em Estados, subordinação das forças armadas ao novo governo, determinação do Rio de Janeiro como sede provisória do governo federal, extinção do conselho de Estado, dissolução da câmara dos deputados a grande naturalização, ou seja, a cidadania brasileira para todos os estrangeiros residentes no Brasil, que assim desejassem, separação da Igreja do Estado.
A República da Espada
Que ocorreu de 1889 a 1894, sobre a liderança do marechal Deodoro da Fonseca nos primeiros cinco anos que em 1891 renunciou, teve como sucessor o militar e vice-presidente Floriano Peixoto que intensificou a prática já usada anteriormente, a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.
A Constituição de 1891- Primeira Constituição Republicana
Havia a necessidade da elaboração de uma nova constituição, pois a antiga seguia os ideais da monarquia.
A