Republica velha
O primeiro governo da republica velha foi de marechal Deodoro que durou 2 anos e foi marcado pela reforma financeira do ministro da fazenda na época Rui Barbosa que causou a alta da inflação e a A Crise do encilhamento foi uma bolha econômica que ocorreu no Brasil, entre o final da Monarquia e início da República, estourando durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889-1891), tendo em decorrência se transformado numa crise financeira. Pelo modo como o processo foi legalmente estruturado e gerenciado, junto com a expansão dos capitais financeiros e industriais veio desenfreada especulação financeira em todos os mercados e forte alta inflação e o fechamento do capital.
Republica Oligarquica de 1894- 1930 marcado por presidentes civis ligados a agricultura e os estados mais poderosos eram São Paulo e Minas gerais que detiam os maiores cultivos de café e eram totalmente beneficiados pelo poder federal, o terceiro presiente foi Prudente de Morais que ficou durante 4 anos e enfrentou a guerra de canudos o quarto foi Campo Sales Que criou os governos estaduais e o rolamento da divida externa, Afonso Pena Criou a lei de proteção ao índio o próximo foi Marechal Hermes enfrentou a Revolta da chibata, a sedição de Juazeiro e a revolta do contestado. No ano de 1914 em diante começaram a aparecer alguns partidos políticos relacionados aos imigrantes portugueses e italianos baseados em sua cultura e costumes que foram os socialistas e anarquistas.
No governo de Wesceslau Brás houve a primeira greve geral em 1917 e a entrada do Brasil na primeira greve mundial e em 1917 foi promulgada o primeiro código civil Brasileiro que se estendeu até 2003.
Em 1918 foi criado o partido comunista e a semana 22 de 1922 até 1926 o presidente Arthur Bernardes governou sob estado de sítio e enfrentou a revolta paulista de 24.Washington Luiz