republica velha
É o período histórico brasileiro que tem como inicio a Proclamação da Republica, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 30, que depôs o 13° Presidente da Republica Velha, Washington Luis
A República Velha é compreendida também pelo fato de Mineiros e Paulistas revezarem o cargo de Presidência movido aos interesses políticos e econômicos de seus estados.
Primeiramente o Presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República em 15 de novembro de 1889, exercendo o “Governo Provisório”.
Este governo teve como principal característica o fim da mediação da Igreja nos interesses políticos do País, separando assim a Instituição Igreja Católica do Estado Brasileiro. Deu fim, também, ao Padroado (um acordo entre a Coroa Portuguesa e a Igreja em que a Instituição tinha poderes espirituais em territórios lusitanos, e a Coroa tinha controle na nomeação de eclesiásticos). Além de tornar o casamento um registro civil obrigatório.
Uma das medidas tomadas pelo governo provisório foi a criação de uma nova bandeira, adotada de 15 a 19 de novembro de 1889.
Deodoro da Fonseca buscou também resolver os problemas econômicos que o Brasil se encontrava. Optou pela continuidade do processo de liberação da economia, apelidada de “encilhamento”. Esta política foi marcada por permitir o crédito livre às indústrias e assim permita também que os bancos emitissem moeda sem qualquer exigência. Essa política acabou desencadeando uma grande inflação.
Em 1891, o Congresso Nacional exibiu a Primeira Constituição da República, baseada no texto Constitucional dos Estados Unidos. Dentre essas leis estava o rompimento com o governo monárquico, a divisão de três poderes independentes (Legislativo, Executivo e Judiciário), a alternância da Presidência através de eleições diretas (todos os homens com mais de 21 anos e letrados eram obrigados a votar) e um conjunto de leis com a finalidade de reduzir o poder do Presidente da Republica.
Após tais medidas