Republica romana
CIÊNCIA POLÍTICA |
INTRODUÇÃO_____________________________________________________
Temos como objetivo demonstrar em nosso trabalho como funcionava a República na Roma antiga, falando um pouco da transição de uma cidade que se transformou no maior império da antiguidade e focando na organização política e social de como funcionava o senado em sua época e as funções de cada cargo, para que com isso houvesse uma grande expansão territorial e econômica. Não entraremos a fundo sobre a história do ditador Julio César e sim sobre feitos marcantes, sua morte e por fim a queda da republica romana.
Esse trabalho foi todo elabora por informações de diferentes livros tirados por meio da internet, alguns deles são, BLOCH, Raymundo. Origens de Roma. Editorial Verbo: Lisboa, 1971, ARRUDA, José Jobson de A.,PILETTI, Nelson. Toda a História. Editora Ática: São Paulo, 2007 e ROSTOVTZEFF, Michael I. História de Roma. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1977.
ROMA___________________________________________________________
A própria fundação da cidade no ano de 753 a.C. está ligada a uma tradição: Enéias, que participou da guerra de Tróia, chega à Itália e funda uma cidade ALBA LONGA. Os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram abandonados no rio Tibre. Uma loba os amamenta. Foram recolhidos por um pastor que os educa e, mais tarde fundaram a cidade de Roma.
A história, porém, atesta que Roma provavelmente surgiu como uma fortificação militar por volta do século VIII a.C. para defender-se dos povos etruscos.
A economia no período era baseada na agricultura e no pastoreio. A estrutura social era formada pelos patrícios, que eram os grandes proprietários; os clientes, que recebiam amparo e proteção dos patrícios e os plebeus, que ocupavam a base da sociedade: artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
REPÚBLICA ROMANA_____________________________________________________
Durante o período republicano, Roma, em apenas três séculos (IV,