repteis
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 01 RÉPTEIS 02 CLASSIFICAÇÃO 03
CONCLUSÃO 04
BIBLIOGRAFIA 05
INTRODUÇÃO
Os répteis são animais vertebrados de sangue frio, que necessitam do calor do ambiente para regular sua temperatura corpórea. Por isso, permanece pouco ativos a maior parte do tempo. Entre eles estão serpentes, lagartos, tartarugas, jacarés e a tuatara (natural da Nova Zelândia).
Embora muitas pessoas tenham medo dos répteis, a grande maioria é inofensiva ao ser humano. A serpente, um dos animais mais envolto em mitos e lendas, geralmente, não representa grande perigo. São poucas as serpentes peçonhentas (que têm veneno), como as jararacas, cascavéis e cobras corais. Com estas, é necessário muito cuidado, mas é bom lembrar que elas só atacam para se defender.
01
RÉPTEIS
Há milhões de anos atrás o planeta Terra era habitado por répteis gigantes, conhecidos como dinossauros. Eles existiram no período Jurássico (época de sua maior evolução); porém, devido a mudanças climáticas no Planeta Terra, provocadas provavelmente pela queda de um meteoro, eles não sobreviveram e entraram em extinção. Ainda hoje, são encontrados fósseis de osso e ovos que comprovam a existência destes grandes répteis do passado. Informações e características sobre os répteis Nos dias de hoje, os répteis que vivem no planeta Terra são bem menores do que seus ancestrais pré-históricos, e podem ser divididos em cinco classes dentro de sua espécie: os crocodilianos (os crocodilos e jacarés, por exemplo, que são encontrados geralmente em regiões de clima quente); os quelônios (os cágados, jabutis e diversos tipos de tartarugas); os ofídios (são as cobras e serpentes), os sáurios (os lagartos e camaleões) e o tuatara, este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos rincocéfalos (eles habitam unicamente a Nova Zelândia). Esta categoria animal tem o sangue frio,