Repteis
Classe Reptilia(Répteis)
Os répteis(do latim reptare, 'rastejar') constituem os primeiros vertebrados efetivamenteequipados para a vida terrestre em lugares secos.
A pele seca rica em queratina é uma característica que contribuiu para a adaptação dos répteis á vida terrestre em lugares secos, por protegê-los contra a excessiva perda de água para o meio externo. A pele, destituída de glândulas, pode apresentar escamas (Ex: cobra), placas dérmicas (Ex: jacaré) ou carapaças (Ex; tartaruga).
Os répteis são animais pecilotermos, com respiração exclusivamente pulmonar. Possuem, em geral, coração com dois átrios e dois ventrículos incompletamente separados. Nos répteis crocodilianos , os ventrículos acham-se totalmente separados, mas o sangue não-oxigenado e o oxigenado se misturam através de um orifício denominado forame de Panizza, que comunica o arco aórtico esquerdo (com sangue não-oxigenado) ao arco aórtico direito (com sangue oxigenado). A circulação sanguínea é fechada, dupla e incompleta.
O sangue contém hemácias nucleadas e elípticas.
Os sexos são geralmente separados. A fecundação- independente da água- é internam permitindo que os gametas fiquem protegidos das influências do meio externo. O desenvolvimento é direto. Os répteis são geralmente ovíparos isto, é, as fêmeas fecundadas põem ovos e os embriões se desenvolvem dentro dele e fora do corpo materno. Os ovos são adotados de casca grossa capaz de proteger o embrião contra a desidratação, o que constituiu uma adaptação á vida terrestre.
A casaca dos ovos dos répteis é capaz de proteger o embrião contra desidratação, mas é suficientemente prosa para garantira ocorrência de trocas gasosas com o meio externo, fato fundamental para a atividade respiratória do animal em desenvolvimento.
O répteis são os primeiros animais dotados de âmnio, um anexo embrionário que delimita no ovo a cavidade cheia de líquido onde o embrião se desenvolve e fica protegido