Reprodução
Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro de Ciências Agrárias
Curso de Zootecnia
GLÂNDULAS SEXUAIS ACESSÓRIAS
março/2008
1. GLÂNDULAS SEXUAIS ACESSÓRIAS
As glândulas acessórias do aparelho reprodutor masculino são as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais, que são responsáveis pelo volume do sêmen e por dar um ambiente bioquímico apropriado para a sobrevivência dos espermatozóides. O tamanho e a localização das glândulas sexuais acessórias variam consideravelmente entre os animais domésticos (DUKES, 1996). Os ductos genitais e as glândulas acessórias fabricam secreções que, juntamente com a contração da musculatura lisa, impelem os espermatozóides para o exterior. Além disso, essas secreções auxiliam na nutrição dos espermatozóides e, em conjunto com estes, compõem o sêmen ou esperma.
1. AMPOLAS
Em sua porção terminal, o ducto deferente apresenta uma dilatação, a ampola, onde o epitélio fica mais espesso e onde desemboca a vesícula seminal. As ampolas são aumentos glandulares associadas às extremidades dos ductos deferentes. Elas são bem desenvolvidas no garanhão, no touro, no carneiro e no cão, sendo ausentes no varrão. As glândulas das ampolas esvaziam-se dentro dos ductos deferentes e contribuem para o volume do sêmen (FRADSON et. al., 2005).
1.2. VESÍCULAS SEMINAIS
As vesículas seminais são pequenos sacos que contêm os espermatozóides maduros. Na maioria das espécies domésticas as vesículas seminais se fundem com o ducto deferente isolateral, criando o ducto ejaculatório curto, que se esvazia dentro da uretra pélvica. São duas vesículas que apresentam uma mucosa pregueada, com um epitélio simples ou pseudo-estratificado prismático, com células cheias de grânulos de secreção. Possuem uma lâmina própria abundante em fibras elásticas e são circundadas por uma camada muscular lisa, que apresenta uma lâmina interna de