Reprodução e Mudança Social
Embora esteja fortemente dependente da reprodução social que a mantém estável, podem ocorrer mudanças sociais que afetarão, de uma maneira ou de outra, a vida das pessoas.
Sendo provocadas pela ação social, as mudanças sociais resultam de diversos fatores e conduzem a variadas consequências, interferindo nas dimensões política, económica e cultural de um país.
Reprodução Social
Ao processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura, damos o nome de “reprodução social”.
É através desses mecanismos que aprendemos a fazer parte de uma sociedade e a reproduzi-la continuamente através das nossas acções, sendo actualmente o principal mecanismo a escola.
Uma reprodução é uma repetição da mesma coisa. A reprodução social consiste na transmissão e aquisição de valores, normas e costumes sem proceder a alterações significativas, sem inovar, sem mudar o legado recebido.
Diz-se que os seres humanos são produtos e produtores da cultura. O conceito de reprodução social significa que muitos indivíduos não são produtores mas meros reprodutores da cultura que adquiriram no processo de socialização.
Se os valores, ideias e modelos que sustentam o funcionamento de uma sociedade não forem reproduzidos, esses alicerces sociais transformar-se-ão e, com eles, todas as características da formação social.
“A sociedade define-nos, mas é por sua vez definida por nós”.
Instituições Sociais
Neste processo de reprodução social, as instituições sociais assumem um papel fundamental.
Sendo um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceites e sancionados pela sociedade com um grande valor social, as instituições sociais correspondem a “um conjunto complexo de valores, normas e usos partilhados por um certo número de indivíduos no decurso de um tempo longo, com vista à organização básica da vida social".
Não existindo isolada das outras, todas elas