Reprodução Humana
“Para a manutenção ou perpetuação da espécie”.
Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida. A reprodução garante a continuidade da vida de cada espécie preservando as suas características principais e alterando outras. Os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução. No nível molecular, a reprodução está relacionada com a capacidade ímpar do DNA de se duplicar. Quem comanda e coordena todo o processo de divisão celular é o DNA dos cromossomos.
CONHECENDO OS TIPOS DE REPRODUÇÃO 1) Reprodução Assexuada 2) Reprodução Sexuada
Reprodução Assexuada
Algumas espécies de seres vivos geram seus descendentes de maneira ASSEXUADA. Isto é, um indivíduo dá origem a outro indivíduo geneticamente idêntico. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrem mutação gênica, ou seja, alteração nas sequencias de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
Vários são os seres vivos que se reproduzem assexuadamente e vários são os tipos de reprodução assexuada.
Nos eucariontes, unicelulares ou multicelulares, a reprodução assexuada está relacionada com a mitose.
Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e é dividido em cinco fases: Prófase, pro metáfase, metáfase, anáfase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
No caso dos unicelulares, o tipo de reprodução assexuada que lhes permite se dividir em dois é denominado bipartição.
O processo de bipartição também ocorre nos procariontes, mas nesse caso, não há mitose como a verificada nos eucariontes.
Nos organismos multicelulares, como as plantas, por exemplo, a reprodução assexuada pode ocorrer por propagação vegetativa. Nesse caso, partes da