Reprodução Humana
O ato sexual
A ejaculação é o momento em que o homem elimina seus espermatozoides como resultado de um estimulo sexual. Para as mulheres a ovulação não depende de estimulo sexual, mas das flutuações nas taxas do hormônios que controlam o ciclo ovariano.
Em uma única ejaculação são eliminados cerca de 300 milhões de espermatozoides, no entanto, um terço destes morrem ao entrar em contato com a secreção ácida produzida pela vagina.
Se o ato sexual ocorrer durante o período fértil, fios de muco no endométrio e leves contrações uterinas podem guiar os espermatozoides ate a tuba uterina, onde por estar o ovócito liberado por um dos ovários. Em média, apenas 200 espermatozoides conseguem chegar ao ovócito, e somente um deles irá fecunda-lo.
Os espermatozoides que não fecundaram o gameta feminino degeneram dentro do sistema genital feminino. Isso também ocorre caso o ato sexual não ocorra no período fértil.
Gravidez
A imagem apresenta a sequência de eventos que se inicia na ovulação e vai até a nidação, que marca o início da gravidez.
O desenvolvimento de um novo ser até o dia do seu nascimento leva cerca de nove meses, geralmente trinta e oito semanas.
As mudanças que ocorrem com o feto durante a gestação são agrupadas em três trimestres, sendo que as maiores alterações ocorrem no primeiro trimestre da gravidez.
A nidação ocorre cerca de uma semana após a ovulação. Na terceira semana, mede cerca de 2mm e já pode ser denominado embrião. Na nona semana o embrião é denominado feto e já recebe nutrientes do sangue através da placenta.
No final do primeiro trimestre os órgão do feto já existem, mas são primitivos em seu funcionamento, este já tem forma humana, e começa a se mexer e possui reflexos simples. Já é possível saber o sexo, pois a parte externa dos órgão genitais já está formada.
No final da 4ª semana o embrião mede 0,7 cm. Por volta da 12ª semana a placenta já esta totalmente formada e o feto tem cerca de 9 cm. O sangue