Reprodução dos cnidários
Os cnidários são organismos que fazem parte do Filo Cnidária. Possuem três camadas que constituem o corpo: Epiderme, Mesogléia, e Gastroderme. A mesogléia é muito mais desenvolvida nas medusas, o que confere aspecto gelatinoso. São animais predadores por isso precisam caçar para se alimentar. Os cnidários possuem um tipo especial de células, os cnidócitos, células de ataque e de defesa, em maior quantidade nos tentáculos. Podem se reproduzir sexuada e assexuadamente. Algumas espécies de cnidários apresentam ciclo de vida complexo, onde se alternam gerações de pólipos e medusas, esse ciclo é chamado de Metagênese.
Desenvolvimento:
Reprodução sexuada e assexuada dos Cnidários
A reprodução assexuada:
Todos os grupos de cnidários têm reprodução assexuada. A reprodução assexuada em hidras pardas ou verdes é em geral feita por brotamento. Brotos laterais, em várias fases de crescimento, são comumente vistos ligados a hidra- mãe e dela logo se destacam. Esse processo de multiplicação, em que não ocorre variabilidade genética, é propício nos ambientes estáveis e em épocas favoráveis do ano, em que as hidras estão bem alimentadas. (Brotamento de modo assexuado)
Brotamento:
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
A reprodução sexuada:
Todos os grupos de cnidários tem reprodução sexuada. Há tanto espécies monoicas (hermafroditas) como dioicas (sexos separados). Em diversas espécies a fecundação é externa; óvulos e espermatozoides são liberados pelos genitores e a fecundação ocorre na água. Há também espécies com fecundação interna, em que os óvulos são retidos dentro do corpo da fêmea, em geral na cavidade gastrovascular, onde são fecundados por espermatozoides que penetram pela boca. São poucas as