Representações difundidas pela midia
O texto fala sobre a importância das imagens, elas são grandes ícones que representam idéias e que traduzem modelos de comportamento, conceitos, mensagens éticas e culturais importantes.
A autora do texto investiga em algumas capas de revistas as representações sociais que estão sendo veiculadas e concretizadas por intermédio dos meios de comunicação de massa.
Em sua analise, ela (autora), relata como as revistas brasileiras, sobre assuntos variados e as especializadas em educação, falam sobre o tema “informática” e como as revistas voltadas para a área de informática abordam o assunto “educação”.
Ao analisar a capa da revista época, com título MESTRE DOS PAIS, devido as características nota-se um envolvimento muito grande do menino em relação à tela do computador. O título oferece uma idéia de dominação dos filhos em relação aos pais no que diz respeito ao computador.
A autora afirma: “Os filhos tornaram-se os mestres dos pais no que se refere aos segredos da informática”.
Outras características evidenciadas nesta imagem reforça a idéia ade que a máquina afasta as pessoas do convívio social e que é uma atividade solitária.
“(...)Deixa as pessoas sem vontade de participar de outros jogos ou atividades mais socializáveis e coletivas, atitudes representadas pelos brinquedos abandonados, que necessitam de mais de uma pessoa para jogar(...) (p.78)”.
Isto faz com que seja atribuído ao computador a capacidade de nos distanciar do mundo real, transportando-nos para o mundo virtual, onde não há emoções nem sentido de coletividade, fazendo com que não nos sintamos como parte integrante do mundo real que está a nossa volta.
O artigo reforça a idéia de que as crianças têm uma facilidade quase inata de lidar com computadores e outras ferramentas da tecnologia eletrônica, ao contrário dos adultos, que sofrem com o aprendizado feito por intermédio de manuais (revista Época, n.22, 1998: 7).