Representação Vetorial das Zonas de Baixa Pressão
4.1. Cartas Sinóticas
Cartas Sinóticas são mapas que representam alguns elementos que caracterizam o estado do tempo (clima), numa determinada região e momento. As cartas sinóticas ou, também chamadas de, cartas meteorológicas, são um excelente meio para representar as previsões dos estados do tempo, sob forma cartográfica. Os centros de baixa pressão são perfeitamente visíveis com o seu enrolar para a esquerda (por se encontrarem localizados no hemisfério sul).
A Marinha do Brasil até hoje, disponibiliza diariamente a carta sinótica da costa brasileira, ao nível do mar, feita de forma manual, como a vista a seguir. Figura 1 -‐ Carta Sinótica ao Nível do Mar (Marinha do Brasil -‐ 05 de Agosto de 2013)
Nessa carta sinótica desenvolvida pela Marinha do Brasil, é possível observar claramente as zonas de baixa pressão, nas quais concentram-se as marcações coloridas, sendo as azuis com triângulos representações de frentes frias, as vermelhas com semicírculos são frentes quentes e as mistas, que misturam as vermelhas com semicírculos com as azuis com triângulos, são frentes oclusas, ou seja, uma zona de transição onde uma frente fria, movendo-se mais depressa, ultrapassa e obstrui uma frente quente, elevando todo o ar quente, fazendo com que a chuva contínua características das frentes quentes seja seguida imediatamente por aguaceiros associados às frentes frias. No caso das frentes oclusas, quando triângulos e semicírculos apontam para o mesmo lado, são de fato frentes oclusivas, caso em que a frente fria, encerra a frente quente de forma abrupta, já nos casos em que os triângulos apontam para um lado e os semicírculos para o lado oposto, consistem, na realidade em frentes estacionárias, que possuem o mesmo princípio das oclusas, mas a frente fria não tem força suficiente para encerrar a frente quente,