Representação dos trabalhadores na empresa
Objetivo desta pesquisa será em identificar o objetivo, conceito, procedimento dentre outros da representação dos trabalhadores nas empresas como a co-gestão, como também a sua implicação no Direito do Trabalho.
I - Representação dos trabalhadores na empresa
1 -Representação
Os sistemas de representação dos trabalhadores podem envolver: a) questões relativas a salário e condições de trabalho; b) filiação dos trabalhadores ao sindicato; c) cobrança de contribuições sindicais dos trabalhadores; d) comunicação entre o sindicato e os associados ou os membros da categoria.
2 - Origens históricas
Não são recentes as primeiras experiências de participação dos trabalhadores na empresa, e seus antecedentes remotos reportam-se ao período inicial de formação do direito do trabalho, antes mesmo do pleno desenvolvimento da sociedade empresarial. A representação dos trabalhadores nas empresas surgiu através de fontes diversas revestindo-se de mais de uma forma, sempre observando um traço comum, a função de relacionar melhor os trabalhadores com os respectivos empregadores no próprio local de trabalho para o melhor equacionamento dos problemas decorrentes das relações trabalhistas na empresa.
3 - Conceito e natureza
Representação dos trabalhadores é o conjunto de meios destinados a promover os interesses dos trabalhadores com os empregadores sobre condições de trabalho. Representação dos trabalhadores na empresa, no sentido amplo, é o conjunto de meios destinados à discussão e manifestação dos empregados no local de trabalho, tendo em vista a melhoria das relações de trabalho. Não há ainda conclusões que permitam esclarecer a natureza jurídica da representação dos trabalhadores na empresa. De qualquer modo, a representação dos trabalhadores na empresa é uma forma de manifestação dos trabalhadores perante o empregador, para tutela dos interesses individuais