Representação do Trabalho Entre trabalhadores da Construção Civil
Neste trabalho faremos uma breve analise do artigo: Representação do trabalho entre trabalhadores da construção civil, tendo como foco avaliar eticamente a situação apresentada pelo artigo. Todavia também abordaremos as formas de trabalho formal e informal.
1. Trabalho constituição moral
Atualmente o trabalho representa um valor moral, central na vida das pessoas como forma de sobrevivência para Offe (1994). Isso se deve a luta de classes entre burgueses como detentores do capital e os proletariados que vendem sua força de trabalho para sobreviver em meio à sociedade.
Com a revolução industrial surgiram vários conceitos de trabalho e através do tempo com a luta pelos direitos dos trabalhadores organizados pelo sindicato do trabalhador conseguiu se estabelecer direitos que apoiam o trabalhador como: 13º salario, férias, entre outros que são fornecidos para trabalhadores formais. Porém existem milhares de trabalhadores que não trabalham dentro das leis do trabalhador formal criando-se assim o trabalhador informal.
1.1 Trabalho formal
Nesta forma de trabalho o trabalhador tem sua carteira de trabalho assinada com a sua função e que lhe garante os direitos legais estabelecidos pela constituição trabalhista. Há diversas vantagens que garantem o trabalhador: como seguro desemprego, INSS, aposentadoria, jornada de trabalho definida, entre outros benefícios.
1.2 Trabalho informal
O trabalho informal surgiu para representar os trabalhadores que não são amparados pelos direitos trabalhistas, ou seja, que não possuem sua carteira de trabalho assinada. Eles operam fora da legalidade esses, são trabalhadores que correm os piores riscos, pois não a nada o que lhes garantem a segurança de benefícios do trabalho formal.
Existem diversas empresas que se utilizam desse recurso para economizar visto que não esses trabalhadores estão sujeitos as suas normas e não há normas da