Representa o de Strings em Linguagem C
Uma string é uma sequência de caracteres armazenada no formato de um arranjo de tipo char seu último elemento é o carácter NULO, normalmente representado no formato de carácter, '\0', ou pelo seu valor, 0. Por exemplo, um string poderia ser declarado e inicializado como em:
char exemplo[4] = {'a','b','c','\0'};
O espaço para o carácter '\0' deve ser previsto quando dimensionando o tamanho do arranjo de caracteres que será manipulado como string. No exemplo, o arranjo de quatro caracteres pode receber somente três letras, já que o último carácter está reservado para o NULO.
A linguagem C suporta o uso de aspas para a representação de um string constante:
char exemplo[4] = "abc";
• Manipulação de Strings : Funções nativas da Linguagem C.
Funções que manipulam strings trabalham com a referência para o início da sequência de caracteres. Por exemplo, tendo duas variáveis ponteiros char* s1 e char* s2 indicando o início de duas strings, é impossível copiar o conteúdo de s2 para s1 simplesmente por atribuição, s1 = s2; /* copia o endereco! */
ou comparar seus conteúdos diretamente,
if (s1 != s2) /* compara os enderecos! */
...
A linguagem de programação C suporta uma ampla gama de funções de manipulação de strings, que utilizam o cabeçalho (include) string.h. As mais comuns são:
char *strcat(char *s1, const char *s2); char *strncat(char *s1, const char *s2, size_t n); int strcmp(const char *s1, const char *s2); int strncmp(const char *s1, const char *s2, size_t n); char *strcpy(char *s1, const char *s2); char *strncpy(char *s1, const char *s2, size_t n); size_t strlen(const char *s); char *strchr(const char *s, int c);
• Definição de Estruturas.
Uma estrutura é um conjunto de variáveis de tipos diferentes ou não, agrupadas com um único nome. As variáveis que compõem a estrutura são chamadas membros, campos ou elementos.