repouso semanal
Acordos Coletivos
O que é: É o documento que formaliza os termos das negociações trabalhistas firmadas entre uma empresa e o(s) sindicato(s) dos trabalhadores.
Contribuição Sindical
A Contribuição Sindical é o desconto, geralmente realizado no mês de março na folha de pagamento do trabalhador, de um dia de trabalho por ano (equivalente a 3,33% do salário). Esta contribuição é também chamada de Imposto Sindical e é previsto por lei (artigos 578 a 610 da CLT).
Intervalo
Durante a jornada de trabalho, o trabalhador tem direito a intervalos para repouso, descanso e alimentação. Além destes, mães com filhos pequenos em fase de aleitamento têm direitos a intervalos especiais para amamentarem seus filhos.
Vantagens e Desvantagens para Funcionários no caso de Contrato CLT
Vantagens Benefícios estabelecidos em lei (férias, FGTS e licença médica remunerada).
Segurança quanto à remuneração
Utilização dos direitos conseguidos pela categoria profissional e sindicatos
Utilização de benefícios no caso de demissão por parte da empresa: FGTS, multa por rescisão, salário desemprego, etc.
Contratos por tempo indeterminado
A empresa pode oferecer benefícios adicionais (escolas ou cursos pagos, vale-refeição, vale-transporte, bônus por horas trabalhadas, brindes, etc.).
Desvantagens
Aumentos de remuneração dependentes da disponibilidade (ou conjunção de vários fatores) da empresa ou de acordo com sindicatos e governo
Descontos em folha de pagamento podem beirar 20%
Em certos casos, alguns descontos não são utilizados direta ou indiretamente pelo funcionário (IRRF e INSS).
No caso do pedido de demissão, o funcionário fica com o valor do FGTS retido, além de não receber o valor de multa por rescisão (40% do FGTS).
Alguns