reposta da pagina 35 do livro filosofando
1) Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito.
2)Uma pessoa que há muitos e muitos meses ajuda os outros. Resolve as tarefas muito bem e minuciosamente, tem grande conhecimento. Esta pessoa dá as melhores respostas! 3)As sociedades tribais viam nos mitos uma forma de explicar os fenomenos cultuados-os de forma a prestar agradescimentos, sacrifícios. Nas antigas civilizações não difere muito, mas viam no mito uma forma de organização política e econômica já que estas eram mais desenvolvidas estruturalmente.
4)Sim. Um deles envolve toda ou quaisquer religião. Sabendo que mito é uma história fantástica criada para explicar fenômenos que não conhecemos, fica fácil perceber os mitos nos dias atuais. Deus é um mito.
A criação do mundo é um mito.
A ressurreição é um mito.
Jesus bíblico é um mito.
Adoração, reza, culto, enfim a religião per se foi fundada graças ao mito. Em si é o mito que perdurou até hoje mesmo com o advento da ciência que explica de forma verídica o mundo com teorias científicas.
5)a-Atena esta dizendo que protege, que guarda Ulisses em todos os momentos de vida dele. b- Agamênon colocando a culpa num deus por suas derrotas! abraços!
6)Sim, as Erínias, eram personificações da vingança, deusas da mitologia grega que eram encarregadas de castigar os crimes, especialmente os delitos de sangue. A reação popular seria semelhante, pois a população iria querer vingar a menina, procurando justiça
7)O mito no qual se refere neste texto é ha forma escandalosa sobre o qual o governo governa o brasil sobre as pessoas quererem tanto poder e viverem ha vida toda so pensando nisso se tornando sem perseber tiranos do seu propio ego.
8)Os personagens geralamente são caricatos ou maquiavelicos, e trespassam qualidades de mitos gregos antigos ou miserias atuais, porem o