REPOSTA 2
1- Cite e exemplifique os tipos de defeitos que podem ocorrer numa estrutura cristalina?
2- Qual a influência dos defeitos cristalinos nas propriedades dos materiais?
3- Em se tratando do metal no estado de solidificação como ocorre a formação dos cristais?
4- Defina Anisotropia
5- Explique de forma sucinta como ocorre a identificação de materiais cristalinos na presença dos raios –x
RESPOSTAS
1) DEFEITOS EM CRISTAIS
Cristais reais sempre possuem defeitos. A natureza favorece a presença espontânea deles, pois isto pode reduzir a energia livre da estrutura. Defeitos podem ainda ser introduzidos por fatores externos tais quais tensões, bombardeamento iônico, contaminação etc.
Um defeito na estrutura cristalina pode ser compreendido como a ruptura de sua regularidade. Os defeitos podem ser classificados como puntiformes, lineares e de superfície.
Os defeitos na rede cristalina são responsáveis por inúmeros processos que são fundamentais para a utilização de certos materiais em engenharia. Por isso, processos que introduzem defeitos nos cristais são desenvolvidos.
2) Os defeitos cristalinos são imperfeições que ocorrem no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. Podem envolver irregularidades na “posição dos átomos” e no “tipo de átomos”.
O tipo e o número de defeitos dependem: Do material
3) Um metal no estado sólido possui átomos que vibram com uma certa freqüência em torno de posições geométricas definidas (determinadas pelo tipo de arranjo cristalino específico do metal em questão).
No estado líquido, tais átomos, além de vibrarem, não possuem posição definida, pois estão em movimento dentro do líquido.
Por se movimentarem, os átomos no estado líquido entram em colisão, envolvendo milhares de átomos simultaneamente.
Pode-se imaginar que nesta colisão, surge um agrupamento momentâneo de átomos, formando um núcleo , com um dado arranjo atômico (CCC, CFC, HC, etc).
4) É um fenômeno em virtude do qual certas