Reportagem Utopica sobre Machismo e Homofobia
Quando o assunto é comportamento masculino as aparências enganam. Isso porque, embora pareçam mais descolados e liberais, os homens brasileiros continuam machistas como sempre. Essa foi a principal conclusão de uma pesquisa realizada e apresentada nesta semana pelo Instituto Avon, sobre as "Percepções dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher". A pesquisa abordou o tema machismo em diversas questões porque esse comportamento representa um tipo de violência.
O estudo mostra que alguns conceitos que já eram considerados ultrapassados continuam presentes na vida de milhares de brasileiras. Alguns dados são tão surpreendentes (e revoltantes) que nos faz concluir que sim, no Brasil também existe o Talibã!
A principal conclusão da pesquisa é que muitos homens ainda esperam que a mulher assuma o papel de 'Amélia' na casa e na relação, devendo ser prestativa, submissa e reservada (só faltam querer determinar o uso da burca!). Confira os principais dados do levantamento:
Dominadores
85% dos homens consideram inaceitável que a mulher fique bêbada;
69% não querem que a mulher saia com amigos (as) sem o marido;
46% não gostam que mulheres usem roupas justas e decotadas.
Tarefas domésticas
43% acham que quem deve cuidar da casa é a mulher;
89% dos entrevistados consideram inaceitável que a mulher não mantenha a casa em ordem;
Sexualidade
47% deles concordam que o homem precisa mais de sexo do que a mulher.
48% deles não concorda que a mulher deva buscar a Delegacia de Mulher caso o homem a obrigue a fazer sexo sem vontade.
Violência doméstica
Sobre a violência propriamente dita, os números também não são alarmantes. O estudo revelou, por exemplo, que 16% dos entrevistados já foram violentos com suas companheiras, atual ou ex; 56%deles já cometerem algum tipo de agressão com a companheira, entre eles, xingamentos (53%), empurrões (19%)