Reportagem Produtos De Limpeza
1 - A maioria dos produtos de limpeza não naturais é composta por substâncias químicas não degradáveis.
Quais os principais benefícios disso tanto para a saúde humana quanto para o Meio Ambiente?
Em sua maioria, esses produtos misturam compostos químicos não biodegradáveis que, mesmo em baixa concentração, agridem a pele, unhas e mucosas.
Quando descartados pelo esgoto, esses produtos vão parar em rios e córregos causando estragos ao Meio
Ambiente, contaminando milhares de litros de água e dificultando muito o tratamento, sem contar a contaminação de peixes e solo.
O que pode ser feito para minimizar os efeitos negativos à Saúde e ao Meio Ambiente é a escolha de substitutos que agridem menos o meio ambiente. A amônia, por exemplo, causa problemas respiratórios, mas não é nociva ao Meio Ambiente, usá-la em um lugar bem arejado é a melhor opção. Outro exemplo é o uso do álcool, os que possuem, em sua composição, um teor maior de etanol, é o mais indicado, uma vez que o etanol é derivado de plantas. 2 - Quais são os produtos de limpeza mais poluentes? (se não quiserem citar marcas, tudo bem)
Normalmente quanto maior a lista de ingredientes na composição, maior o risco de poluição. Sabões e detergentes, que parecem inofensivos, contêm tensoativos que causam muitos problemas principalmente nos ecossistemas aquáticos.
Cloro por exemplo, é uma substância muito forte, que altera a composição do meio. Pode se tornar uma substância tóxica muito resistente em contato com matérias orgânicas presente nos esgotos. O fosfato presente principalmente nos detergentes também é uma ameaça reduzindo o oxigênio e alguns nutrientes dos rios.Os amaciantes contêm substâncias químicas perigosas além de fragrâncias sintéticas. Fora do Brasil muitas entidades ficam de olho nessa questão, vale a pena olhar estes links
.
3 - No post sobre produtos de limpeza ecológicos, entre os produtos indicados estão o sabão