Reportagem Modais Luana
FATEC PROFESSOR JESSEN VIDAL
Modais e Intermodalidade
Notícia sobre Modal Dutoviário
Luana Rangel Menezes
São José dos Campos
2013
Dilma inaugura duto de etanol e garante que transporte terá "custo menor"
Trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Paulínia (SP) é 1ª etapa de obra estimada em R$ 7 bilhões.
O duto para levar etanol entre Ribeirão Preto, importante região produtora de etanol, e a Replan (Refinaria de Paulínia) vai baratear o custo do transporte e reduzir o preço na hora que o produto chegar à bomba, afirmou nesta segunda-feira (13) a presidente Dilma Rousseff a rádios locais, pouco antes de inaugurar o primeiro trecho do duto.
— Hoje nós estamos aqui inaugurando o primeiro trecho, a primeira fase, são nove fases se não me engano, de um sistema que usa tanto os dutos, o etanolduto, como a hidrovia para escoar a produção de etanol. Com isso, a gente vai evitar usar caminhões, portanto é muito menos poluente, mas ao mesmo tempo é muito mais competitivo, porque o preço do transporte se torna um custo menor na cadeia toda de valor do etanol.
O trecho inaugurado é a primeira etapa de um empreendimento que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estimado em R$ 7 bilhões, constituído de modais dutoviário e hidroviário.
O projeto prevê aproximadamente 1.300 km de extensão de dutos e 700 km de hidrovia, 15 terminais de coleta e distribuição, capacidade de transporte de aproximadamente 20 milhões de m³ de etanol por ano e capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol.
Segundo o governo, quando todos os trechos estiverem concluídos, o etanolduto vai atravessar 45 cidades.
O projeto ligará as principais regiões produtoras nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao principal centro de armazenagem, em Paulínia, de onde o etanol será transportado a regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro,